Os Dias da Semana Santa

Já se perguntou porque aqueles nomes que seguem os dias da semana no período de Páscoa?
Domingo de Ramos, Sexta da Paixão, Sábado de Aleluia. Você saberia explicar o que aconteceu em cada dia desses e onde estão essas passagens na Bíblia? Pois vamos explicar bem direitinho, dia por dia aqui no Blog. Se Liga!

Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras.
Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos).

"Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.
E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito:
Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta"
João 12:12-15

Quinta Feira Santa
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É depois deste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da Sexta-feira, açoitado e condenado.


"E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.
E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze.
E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair."
Mateus 26:19-21

"Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.
E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste."
Mateus 26:24-25

"O traidor havia combinado um sinal com eles, dizendo-lhes: "Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele; prendam-no".
Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: "Salve, Mestre! ", e o beijou.
Jesus perguntou: "Amigo, que é que o traz? " Então os homens se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam."
Mateus 26:48-50

Sexta Feira da Paixão
Não entendo até hoje o porque de terem colocado esse nome, acho que ficaria  melhor se fosse Sexta Feira do Amor, paixão acaba e foi por amor que Jesus morreu e morte de cruz.

"Perguntou Pilatos: "Que farei então com Jesus, chamado Cristo? " Todos responderam: "Crucifica-o! "

"Por quê? Que crime ele cometeu? ", perguntou Pilatos. Mas eles gritavam ainda mais: "Crucifica-o! "
Mateus 27:22-23

"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."
Filipenses 2:8
"Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.
Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram"
Mateus 27:50-51

"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."
João 3:17


Sábado de Aleluia
Para alguns é chamado de Sábado Negro, para outros é um dia de festa, para outros é dia de luto e jejum, mas enfim, este dia antecede a Páscoa, por isso pode ser um dia de alegria, pois o Cristo haveria de ressucitar no dia seguinte, mas também podemos pensar que é um dia triste pelo não reconhecimento do mundo a Cristo, o Messias, como acontece até os dias de hoje.
"Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam."
João 1:10-11

Domingo de Páscoa
É o dia em que devemos lembrar por toda a vida, pois é por causa do que aconteceu nesse dia que hoje podemos dizer que temos a vida eterna!
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."
Romanos 6:23

Agora já ficou claro o porquê dos nomes não é? Pois Fiquem com Deus e ajudem a divulgar!
Abraços,                   
Rodrigo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Continue comentando aqui no blog que está vindo novidades para quem gosta de participar aqui!