Quanto tempo um casal cristão deve esperar para casar?
Temos que considerar 2 fatores:
CONHECER A PESSOA
Acredito que um casal deve namorar/noivar pelo menos 2 anos. Esse é um bom tempo para conhecer a pessoa e não tomar grandes “sustos” no casamento.
Você que como eu, tem um relacionamento a distância, pense em um tempo maior. Conhecer por telefone, msn e skype nunca será o suficiente! É preciso conviver com a pessoa. Isso exige sim, muitas viagens! A menos que você queira arriscar….
Imagine você casado e descobre coisas que a respeito da pessoa que você desconhecia…… =S
Descobre que a pessoa é grossa, não tem hábitos de leitura bíblica ou vícios destrutivos. É como se a pessoa retirasse uma máscara que usava. Agora você terá que viver com essa pessoa o resto de sua vida! O romantismo acabou e seu sorriso viram lágrimas…..
Conhecer exige tempo e é por isso que você NÃO deve ser tão apressado(a) pra casar.
É melhor investir pelo menos 2 anos agora do que chorar o resto da sua vida…..
O problema é a paixão. Hehe. É ela que nos impede ver as falhas da outra pessoa e pior, nos faz vestir inconcientemente uma máscara de amante eternamente romântico. E como já falado em outro post, cientificamente, a paixão dura em média 2 anos.
Você pode estar pensando: “Ei Fê! Você está há 4 anos com a Fran! Já não deu tempo suficiente para se conhecerem? Por que não casou então?”
Sim! Já deu, mas falta o segundo fator:
FINANCEIRO
Casamento não significa juntar dívida!
Eu quero muito casar! Muito mesmo! No entanto, ainda não tenho condições financeiras para manter um casamento.
Ter dinheiro para casar é “fácil”, difícil é ter dinheiro para MANTER o casamento!
Você já parou pra pensar nos gastos? Água, luz, alimentação, saúde, transporte (carro gasta muito!!!!), internet, viagens, etc, etc, etc.
Minha líder acompanha casais de diversas igrejas. Com mais de 25 anos de cristã, ela viu que a grande maioria dos casais se separam por motivos financeiros.
Vou usar palavras delas:
“Quando a mulher casa e com o tempo vê que não tem dinheiro para comprar algumas coisas que sua amiga casada compra, a coisa começa a ficar complicada….”
Obviamente, não é um pensamento que molda 100% das mulheres.
Conheço casais que tinham condições de casar então casaram rapidamente. No entanto, quase se separaram justamente por terem tomado muitos “sustos”.
Por outro lado, também sei de casais que namoraram/noivaram por alguns anos mas que se separaram devido a questão financeira.
Acredito que estes dois fatores (Conhecimento e Financeiro) devem estar em equilibrio.
Espero que nem passe pela sua cabeça o versículo onde Paulo diz q é melhor casar do que abrasar. (1 Cor 7:9)
“Ah mas a bíblia diz para casar-se quando for assim! E eu to passando muita luta nessa área…… sou praticamente o tocha humana!!!”
Não tire o texto fora do contexto. Leia o versículo anterior. Ele está falando sobre celibato!
Para você que tem condições de casar agora, aproveite o namoro/noivado para se conhecerem melhor. Isso vai ser fundamental no casamento. Mesmo se você já é avançado em idade.
Para você que não tem condições ainda, (junte-se a mim e) trabalhe, estude (cursos), faça planejamento! Faça o que te compete a fazer. O Senhor conduzirá teu caminho para que ao SEU tempo (no tempo de DEUS não no seu), você case.
DEUS abençoe poderosamente!
Vitórias!
Por Fernando Ortega
Gostei!
ResponderExcluir