Mentir é uma tendência natural do Homem.
Mitos são narrativas criadas para explicar algo, para justificar alguma coisa.
Se apegar a algum mito é uma forma do homem satisfazer algum desejo seu ou se justificar de algo.
Alguns mitos comuns entre nós crentes:
1 - “IR A IGREJA AOS DOMINGOS SIGNIFICA QUE VOU SER SALVO”
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem",
(João 4: 23)
Portanto, não é pelo que aparentamos nem pela obediência cega que faremos a vontade do Pai. O verdadeiro adorador segue a orientação de Deus buscando uma conduta pura e irrepreensível independentemente dos costumes
Você não deve ir a igreja porque é um costume, ou porque acha que assim vai ser salvo, mas sim porque você deseja adorar aquele que venceu a morte para que você fosse salvo.
2 - “O PERDÃO DE DEUS ANULA AS CONSEQUÊNCIAS”
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” Galatas 6:7.8
Deus é amor. Deus é misericordioso. Deus é justiça também!
3 - “O FIM DO MUNDO ESTÁ LONGE!”
"Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem" (Mateus 24:36-39).
4 - “UMA PESSOA QUE FAZ O BEM AS PESSOAS, É SALVA”
“Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie. Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.”
Efésios 2:8-10
Deus em sua misericórdia executou fielmente o Seu plano, e Jesus veio até nós, pagou o preço que o pecado exigia: a morte. Com Sua vida santa e sem pecado, e com Sua morte em sacrifício, Jesus comprou o direito de salvar perfeitamente a todos quantos crerem no Seu nome.
Tudo o que Deus poderia fazer para salvar a humanidade da condição de pecadores, Deus realizou. O sacrifício de Jesus foi perfeito e completo. Sua ressurreição, e ascensão confirmam e provam isto
“Pois assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.”
Tiago 2:26
“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Efesios 1:13
10 - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
1Corintios 12:10,11
6 - “DEUS ME FALOU ATRAVÉS DO HORÓSCOPO DE HOJE”
“Pois para tudo há tempo e juízo: porquanto a miséria do homem pesa sobre ele. Não sabe o que há de suceder: pois quem pode declarar-lhe como há de ser?” Eclesiastes 8:6,7
“Enquanto íamos ao lugar de oração, veio-nos ao encontro uma moça que tinha um espírito adivinhador, a qual com as suas adivinhações dava muito lucro aos amos. Ela, seguindo a Paulo e a nós clamava: Estes homens que vos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, enfadado, virou-se para ela e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela; e na mesma hora saiu.” Atos 16:16-18
7 - “CRENTE NÃO TEM AZAR E SIM SORTE”
Sorte: Combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável. = destino, fado, quinhão
Crente não tem sorte! Crente tem Deus!
Quem nos sustenta é Deus, ele que nos dá tudo que precisamos, portanto não é a sorte que faz algo acontecer na nossa vida e sim a vontade de Deus.
“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.” (SL 18,2)
8 – “FUI DESTINADO A...”
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." 1Corintios 6:12
Cada um pode fazer o que quiser, mas para cada escolha minha haverá uma consequência, Deus sabe todas as minhas escolhas, mas não muda nossa vontade para que seja feito a vontade dele.
Deus é oniciente, portanto sabe de tudo que vai acontecer, mas não interfere nas nossas escolhas.
..................................................................
Passamos a acreditar em um mito quando não temos um conhecimento mais profundo e minucioso da palavra de Deus. É nela que está contida toda verdade e tudo que precisamos saber para nossa vida.
Nós podemos adquirir mais conhecimento estudando a Palavra de Deus.
Um freqüentador de Igreja escreveu para um jornal e declarou que não faz sentido ir aos cultos todos os domingos.
Eu tenho ido à Igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. A1as, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maioria deles ... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles.
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna Cartas ao Editor, para. alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de um outro leitor:
Eu estou casado há mais de 30 anos, Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, por minha vida, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas, mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer a meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais.
Eu estou casado há mais de 30 anos, Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, por minha vida, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas, mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer a meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais.
..................................................................
Que possamos passar a estudar mais a palavra e não nos conformar do jeito que estamos, pois nunca é demais saber mais de Deus!
Rodrigo Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Isso! Continue comentando aqui no blog que está vindo novidades para quem gosta de participar aqui!